Geometria Descritiva 11.º Ano
Nesta página, podes consultar os conteúdos do programa de Geometria Descritiva do 11.º ano.
1. Representação Diédrica
Métodos Geométricos Auxiliares II
- Rebatimento de planos não projetantes para determinar a verdadeira grandeza das relações métricas entre elementos geométricos desses planos.
Figuras planas III
- Polígonos contidos em planos oblíquos.
- Polígonos contidos em planos de rampa.
- Polígonos contidos em planos passantes.
Sólidos III
- Pirâmides retas e prismas retos, de base(s) regular(es), situada(s) em plano(s) não-projetante(s).
- Paralelepípedos retângulos com faces situadas em planos não-projetantes.
Sombras
- Sombra própria, espacial e projetada (real e virtual).
- Planos rasantes a pirâmides e a prismas: - contendo um ponto da sua superfície; - passando por um ponto exterior; - paralelos a uma reta dada.
- Planos tangentes a cones e a cilindros: - contendo um ponto da sua superfície; - passando por um ponto exterior; - paralelos a uma reta dada.
- Direção luminosa convencional.
- Sombra projetada, nos planos de projeção, de qualquer ponto, segmento de reta ou reta.
- Sombras própria e projetada, sobre os planos de projeção, de polígonos contidos em qualquer tipo de plano e de círculos contidos em planos projetantes, segundo a direção luminosa convencional.
- Sombras própria e projetada, nos planos de projeção, de pirâmides (retas ou oblíquos) e prismas (retos ou oblíquos), com base(s) regular(es), situada(s) em plano(s) horizontal(ais), frontal(ais) ou de perfil, segundo a direção luminosa convencional.
- Sombras própria e projetada, nos planos de projeção, de paralelepípedos retângulos com faces situadas em planos horizontais, frontais e/ou de perfil, segundo a direção luminosa convencional.
- Sombras própria e projetada, nos planos de projeção, de cones (retos ou oblíquos) e cilindros (retos ou oblíquos), de base(s) circular(es), situada(s) em plano(s) horizontal(ais), frontal(ais) ou de perfil, segundo a direção luminosa convencional.
Secções
- Noções essenciais de Geometria no Espaço sobre secções planas de sólidos e truncagem.
- Figura da secção produzida por um plano horizontal, frontal ou de perfil em: - pirâmides retas e prismas retos, de base(s) regular(es), situada(s) em qualquer tipo de plano; - paralelepípedos retângulos com faces situadas em qualquer tipo de plano.
- Figura da secção produzida por qualquer tipo de plano em: - pirâmides (retas ou oblíquas) e prismas (retos ou oblíquos), de base(s) regular(es), situada(s) em plano(s) horizontal(ais), frontal(ais) ou de perfil; - paralelepípedos retângulos com faces situadas em planos horizontais, frontais e/ou de perfil.
- Figura da secção produzida por um plano projetante em cones e cilindros: - cones (retos ou oblíquos) e cilindros (retos ou oblíquos), de base(s) circular(es), situada(s) em plano(s) horizontal(ais), frontal(ais) ou de perfil.
- Figura da secção produzida por um plano projetante em esferas.
- Sólidos resultantes de uma truncagem.
Interseções de retas com sólidos
- Interseção de uma reta com pirâmides (retas ou oblíquas) e prismas (retos ou oblíquos), de base(s) regular(es), situada(s) em plano(s) horizontal(ais), frontal(ais) ou de perfil.
- Interseção de uma reta com paralelepípedos retângulos com faces situadas em planos horizontais, frontais e/ou de perfil.
- Interseção de uma reta com cones (retos ou oblíquos) e cilindros (retos ou oblíquos), de base(s) circular(es), situada(s) em plano(s) horizontal(ais), frontal(ais) ou de perfil.
- Interseção de uma reta com a esfera.
2. Representação Axonométrica
Introdução à representação axonométrica
- Função e vocação particular do sistema de representação axonométrica a partir de descrições gráficas de um mesmo objeto.
- Planos que organizam o espaço no Sistema de Representação Axonométrica, diferenciando planos e eixos coordenados, do plano e eixos axonométricos.
- Correspondência biunívoca entre a posição do sistema de eixos no espaço e a sua projeção no plano axonométrico.
- Coordenadas ortogonais do Sistema de Representação Axonométrica e identificar as situações em que estas se projetam em verdadeira grandeza.
Axonometrias oblíquas ou clinogonais: Cavaleira e Planométrica
- Direção e inclinação particular das retas projetantes e os diferentes posicionamentos do sistema de eixos coordenados em relação ao plano axonométrico.
- Escala axonométrica do eixo normal ao plano de projeção, através do rebatimento do plano projetante desse eixo, reconhecendo a influência da inclinação das retas projetantes na projeção das medidas.
Axonometrias ortogonais: Trimetria, Dimetria e Isometria
- Direção das retas projetantes e os diferentes posicionamentos do sistema de eixos coordenados, em relação ao plano axonométrico.
- Situações em que dois ou mais eixos coordenados têm inclinações comuns em relação ao plano axonométrico.
- Escalas axonométricas através do rebatimento do plano definido por um par de eixos ou do rebatimento do plano projetante de um eixo.
Representação axonométrica de formas tridimensionais
- Forma tridimensionais em axonometria clinogonal resultantes da justaposição de: - pirâmides retas ou oblíquas de base regular paralela a um dos planos coordenados em que, pelo menos, uma aresta da base é paralela a um eixo coordenado; - prismas retos ou oblíquos de bases regulares paralelas a um dos planos coordenados em que, pelo menos, uma aresta de uma das bases é paralela a um eixo coordenado; - paralelepípedos retângulos com faces paralelas aos planos coordenados; - cones retos ou oblíquos de base circular paralela ao plano axonométrico; - cilindros retos ou oblíquos de bases circulares paralelas ao plano axonométrico.
- Forma tridimensionais em axonometria ortogonal resultantes da justaposição de: - pirâmides retas ou oblíquas de base regular paralela a um dos planos coordenados em que, pelo menos, uma aresta da base é paralela a um eixo coordenado; - prismas retos ou oblíquos de bases regulares paralelas a um dos planos coordenados em que, pelo menos, uma aresta de uma das bases é paralela a um eixo coordenado; - paralelepípedos retângulos com faces paralelas aos planos coordenados.
- Formas tridimensionais no sistema de representação axonométrica, a partir da sua descrição gráfica nos sistemas de representação diédrica outriédrica.
Fonte: Aprendizagens Essenciais - Geometria Descritiva, 11.º ano